MÁQUINA DE EMAGRECER
Tudo começou com uma inocente brincadeira no início do ano. Uma aposta da equipe do projeto sobre quem conseguiria emagrecer até o final da fase.
Tinha acabado de fazer um curso de PNL (programação neurolinguística) e resolvi aplicar este conhecimento na prática. Ao fazê-lo, percebi o quão efetiva foi aPNL, deu muito certo, perdi 11 quilos em dois meses. Já tinha feito vários regimes na minha vida, mas desta vez percebi que o processo funcionou bem diferente, me fez bem para o corpo e para a mente, autoconhecimento e autossugestão.
A motivação para escrever o livro
De acordo com um relatório sobre segurança alimentar na América Latina realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) o sobrepeso e obesidade entre adultos brasileiros chegou a 54% e 20% respectivamente em 2014, são cerca de 70 milhões de brasileiros sofrendo e duelando contra a balança.
Eu mesmo passei por uma dezena de tentativas frustrantes, que até que funcionaram porém não por muito tempo. Espero com esta iniciativa conseguir disseminar o conhecimento e experiência adquiridos, proporcionando maior bem estar e qualidade de vida para o próximo.
O Método
O método adotado baseou-se em cinco pilares:
1) Na programação neurolinguística como ferramenta para mudança de hábito;
2) Nos princípios de psicologia positiva, para atacar de forma tática a questão da compulsão alimentar;
3) Ferramentas de autoconhecimento para ajudar na identificação de potenciais causas-raizes para a compulsão;
4) PDCA, estabelecendo um loop de acompanhamento contínuo do processo;
5) Gratidão e comemoração – dopamina com ocitocina.
O Livro
As pessoas começaram a perguntar e me pedir mais detalhes, resolvi consolidar todo este aprendizado em um livro. São mais de 100 páginas em quatro capítulos, com a descrição do passo a passo do método e posterior explicação da lógica por detrás do método.
Sou cético, não acredito em autoajuda, mas mantenho sempre a mente aberta. Por exemplo Psicologia Positiva é um dos cursos mais concorridos da Universidade de Harvard. Se não funcionasse, a indústria farmacêutica não gastaria uma fábula de dinheiro testando o efeito placebo.